segunda-feira, novembro 07, 2005

Simpatia

Dona Jaci, minha avó, era famosa no lugar por ter tido vários filhos, muitos netos e, como matriarca do lado paterno da família, algum prestigio na sociedade da 'Cidade Alta'. Entre as mulheres, era famosa por fazer simpatias. Verdadeira bruxa brasileira, sacumé. A mais famosa acontecia quando ela era procurada por mães aflitas de filhos que teimavam em não aprender a caminhar. E isso acontecia muito, cara!

O negócio acontecia assim. Perto do portão da parte de trás da casa, ela pedia pra mãe segurar a criança, de modo que o serzinho perdido 'caminhasse' e atravessasse o portão. Tudo isso acontecia com a Dona Jaci, de posse de um machado, fizendo cruzes no chão, por onde a criança deveria passar. Havia umas frases de efeito ou umas rezas, mas eu não lembro o que elas falavam durante a 'mandinga'.

Se dava certo? Bom. Alguém conhece uma criança de pernas/coluna perfeitas que não tenha aprendido a andar com o tempo? Eu acho que a minha avó sabia disso, pois sempre que aparecia alguém pra benzer o filho ela dava umas olhadas incrédulas pra cima e ia lá pra continuar com a fama.

2 Comments:

At 12:15 PM, Blogger Priscilla said...

Caramba, tirou completamente a credibilidade da tua avó. :P

 
At 3:36 PM, Blogger Alessandro said...

Ela tinha credibilidade só entre as mulheres crédulas, acho.

 

Postar um comentário

<< Home