sábado, novembro 05, 2005

Futeba na escola

Então. Como eu era o ser mais novo do planeta ‘primário Gaspar Dutra’ nunca tinha vez nas partidas profissionais no campo principal da escola. Da mesma maneira que tinha quase um adulto na minha série, nas outras também havia vários anciãos. O campo principal tinha as dimensões de um campo de grama sintética. Dava pra fazer um time de até oito pra cada lado. Como a população masculina do lugar não devia passar dos cinqüenta, metade gladiava neste local.

A outra metade se dividia entre os que brincavam de jogar bulica, correr um atrás do outro, etc. Mas uns dez ou doze iam pro campinho nos fundos jogar bola. Neste lugar eu comecei a conhecer melhor os amiguinhos mais chegados dos primeiros anos. Com certeza foi ali qu’eu aprendi muitas das regras de convivência social que existem.

Dá pra enumera-los: mentir convenientemente, mentir descaradamente, reconhecer um maria-vai-com-as-outras, como é complicado ter uma opinião diferente, reconhecer a inferioridade(numérica, hábil, etc), provocar confusão, brigas e humilhações, covardia, marotice, safadeza, orgulho, como começar uma briga, como terminar uma briga, como não terminar uma briga. Tem bem mais coisas, mas cansei de usar vírgulas...

Quem diria que com menos de oito anos dá pra aprender um monte de coisas num campinho de futebol onde as traves eram duas pedras grandes. Bem, tem mais uma. Como a escola era num morro, qualquer bola chutada errada no canto esquerdo do gol dos fundos era um problema dos grandes. A bola pegava uma velocidade e parava muito longe. E quem chutou que busque, porra!!!

2 Comments:

At 6:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Bacana. Bem bacana.
Os textos e as lembranças estão muito legais.
Penny lane is in my ears and in my eyes. There beneath the blue suburban skies I sit, and meanwhile back...

 
At 12:12 PM, Blogger Priscilla said...

Eu quero exemplos de todas essas coisas que você aprendeu no tal campinho. Cada uma dá um post diferente... E tem um monte que eu quero saber como foi... :)

 

Postar um comentário

<< Home