segunda-feira, outubro 31, 2005

Canhoto

Se você não sabe, sou canhoto. E como todo sujeito que usa a sinistra, demorei pra entender o funcionamento de tesouras e abridores de latas. Mas tenho uma habilidade com a mão direita que vocês, malditos destros, não possuem com as suas mãos esquerdas. Tanto que jogo bulica com a mão direita e uso setra com as duas mãos. Apoiando com a mão direita pra ir longe e com a esquerda para pedradas colocadas. Um adendo: segundo o Houaiss, setra é um regionalismo catarinense para atiradeira/estilingue e bulica não existe e devo traduzir para bolinha de gude...

Mas uma coisa diferente aconteceu na hora de ler. E preciso da ajuda dos leitores canhoteiros para ver se a mesma coisa aconteceu com eles. Nos primeiros momentos, nos primeiros meses de 81, antes de virar automático ler da esquerda para a direita, eu demorava um tempo lendo da direita para a esquerda. Se não fazia sentido, tentava da maneira que o ocidente aprendeu a ler e a escrever. Sorte que eu não topei com frase alguma escrita em idioma estrangeiro pra me bater até achar que desaprendera a arte da leitura.

Um exemplo típico era eu ler uma plaquinha que tinha no painel do caminhão alertando para o uso do cinto de segurança que eu primeiro lia da maneira errada e só depois de ver que ‘açnaruges’ não existia, tentava por outro caminho.

Se bem que isso pode não ter nada a ver com ser canhoto ou não...

1 Comments:

At 11:06 AM, Blogger Priscilla said...

Claro que tem a ver. Meu pai e minha tia são canhotos e tiveram o mesmo "problema". Minha tia escreve mais rápido de trás pra frente que no sentido "correto". E vide Leonardo da Vinci, né, que escrevia ao contrário por ser canhoto também...

 

Postar um comentário

<< Home