terça-feira, outubro 25, 2005

Fraturas

Eu estava no ‘campão’ num domingo à tarde, disputando duplinha de pênaltis com outros três piás atrás de um dos gols, quando os mais velhos pararam de jogar e formaram um bolo de gente em volta de um cara deitado no chão, bem próximo da linha de fundo daquele go, quase dentro da pequena área.

Abandonamos nossa disputa pra ver o que tinha acontecido. Chegando lá, vi pela primeira vez um cara de quase trinta chorando bastante e com o rosto vermelho, urrando de dor e xingando a mãe de alguém. Falava algo como: “seu filho de um vaca ranhenta, vou te pegar, morfético do ca%$#ho!” O cara ficava com as mãos próximas da perna direita, e com os olhos arregalados vendo algo que saía da meia azul rasgada.

Chegando perto e prestando mais atenção, notei que esta perna estava um pouco esquisita, não combinava. Parecia que entre o joelho e o pé nasceu outro joelho, que dobrava para o lado direito, deixando o pé no chão, paralelo às coxas. Depois de entender o que acontecia, vi que daquele novo ‘joelho’ saltavam dois trequinhos avermelhados que logo percebi serem os ossos do sujeito.

Depois de vinte e sete tipos diferentes de arrepios, escutei um cara falar: “Putaqueospariu! Fratura exposta! Vamo levar o cara no hospital!”. Huuuummmmmm... Fratura exposta então? Que diabos será isso? Lá fui eu perguntar prum vizinho, que tava jogando bola com o contundido.

- Que é fratura exposta?
- Quando o maluco se quebra, o osso rasga a pele e salta pra fora do corpo é fratura exposta.
- Uia! E como faz pra arrumar?
- Bem, o médico vai tentar arrumar o osso no marra!
- Como assim?
- Voltar a perna pro lugar certo. Vai doer pacas...
- Tá loco!!
- É, é da vida, né...
- ...

Neste mesmo 'campão' eu vi outras coisas dignas de 'ER' e que dariam pra deixar qualquer criança com medo de praticar o futebol. Vários caras perderam dentes em cotoveladas, cabeçadas (tanto em outras cabeças quanto na trave), neguinho quebrou a perna no momento em que eu prestava atenção na jogada e, assim, escutei o 'estalo' no momento do fato ocorrido e tals. Brigas generalizadas que começaram com motivos absurdamente bestas. E por motivos incrivelmente justos também!