terça-feira, novembro 08, 2005

O mapa

Como meu pai vivia viajando, vez ou outra trazia alguma coisa de presente pros filhos. Nada que a gente pedisse. Quer dizer, na verdade a gente não pedia nada, mas sobre isso eu falo no futuro. Voltando ao começo, às vezes ele trazia alguma coisa e, em uma delas, trouxe um mapa mundi. Pra ficar fácil, resolvemos colocar o mapa pregado na parede perto da minha cama.

Era comum eu ficar horas e horas vendo todos os países de nomes malucos, com capitais com nomes mais malucos ainda e com o tempo acabei decorando tudo isso. Na parte inferior havia as bandeiras, moedas, idioma, população e área. Além do mapa loco da terra de pinguins e sua divisão entre os países chiques.

Como não havia pressão pra eu saber tudo aquilo, aprendia aos poucos, pirando com várias coisas e cheio de perguntas sem respostas. O mesmo cara resolveu colocar lugares com nomes parecidos? como Budapeste e Bucareste, Guiné pra lá e pra cá, Suécia e Suíça, várias lândias e lands, Irã e Iraque, China, Chipre e Chile (O tipo do Chile, uma tripinha!), Níger e Nigéria, Togo e Tonga? Tonga é nome de país ou xingamento?

E os lugares de formas parecidas. Já reparou como a Romênia é parecida com o Paraná? Até o litoral é semelhante! E a Bahia ser parecido com Brasil, que se parece com a América do Sul, que se parece com a África? Que diabos querem dizer com a Austrália, de nome parecido com a Áustria ser a maior ilha? E a América não é ilha! Olha o tamanho! E a Europa e Ásia então? Pô! E Lesoto? que é cercado de África do Sul por tudo quanto é lado? E estes países que tinham formas em linha reta? Como que sabiam até onde ia? Tinha cerca? Não é rio que divide as coisas sempre?

Caraca! Como a União Soviética é tão grande? E como a Groelândia parece ser do mesmo tamanho que a Austrália se é bem menor? Por que a Dinamarca é dona da Groelândia e não conta isso pra calcular o tamanho e os Estados Unidos podem contar o Alaska?

E os idiomas? Tá, o país fala um idioma cujo nome se parece com o do tal país e nós falamos português pois Portugal mandava antes, Estado Unidos e o inglês mesma coisa. Um monte de país falando espanhol. Mas e a China e o mandarim? Mandarim já foi país? Ou mudaram de nome pois China era mais bonito?

Bandeiras. Que coisa mais fácil e engraçada de fazer a da Líbia. Tudo verde! E como holandeses e franceses não se confundiam? E os alemães ocidentais e os belgas? E o que os caras de Nepal queriam quando resolveram criar uma bandeira diferentona? Ao menos é melhor que esse mundo de país com bandeira só com faixas de cores, sempre variando entre duas ou três cores.

Pelo menos, com tudo isso, sabia aos sete anos todas as capitais das Américas, da Europa e da Ásia. Meu Calcanhar de Aquiles eram os pequenos países da Oceania e alguns africanos. Fora os fáceis, que o nome do país é o mesmo do da capital. Kwait, México, Mônaco, Panamá, Luxemburgo e Singapura e mais alguns. Povinho sem imaginação...

3 Comments:

At 11:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu, imagina se fosse um daqueles globos que tem luz dentro e que, com a luz apagada, é mapa físico e, com a luz acesa, político? O cara seria uma verdadeira enciclopédia de geografia, hoje :)
Gente estranha...

 
At 3:08 PM, Blogger Alessandro said...

Caramba! Essas modernidades não existiam na minha época... Eu quero!

 
At 4:07 PM, Blogger Priscilla said...

Google Earth pra vocês, seus NERDS.
Tive péssimos professores que nçao me despertaram interesse nenhum pela coisa. Sou uma semianalfabeta geográfica :(

 

Postar um comentário

<< Home