segunda-feira, novembro 14, 2005

Lajeado

Por vários anos, natal e verão era sinônimo de ir pra Jaguariaíva passar os dias de festa com a parte paterna da família. Como o calor era grande, normalmente o pai pegava o caminhão, enchia de sobrinhos na carroceria e ia atrás de algum rio pra passar a tarde toda brincando na água.

Naquela cidade, estes rios eram chamados de lajeados, que são riachos que passam normalmente por pedras e que normalmente possuem pequenas cachoeiras. Nada muito perigoso de se levar uma criança quando se está atento.

Em um destes passeios, na virada entre 81 e 82, fui apresentado às queimaduras de sol. Não lembro se me queimei antes, mas em um dos passeios, meu pai resolveu ir num rio onde quem não sabia nadar só podia ficar num lugar muito raso, que mal dava pra molhar as canelas. Ele era o único adulto da história, valeu?

Com a chatice de se brincar num rio assim, fomos todos brincar na areia que ficava na beira do rio. Fomos todos vítimas do sol. Fomos todos pra casa com as costas vermelhas. Fomos todos dormir de bruços. Até onde eu lembro, a primeira noite mal dormida da história. Protetor solar? Bronzeador? Nunca ouvira falar...