sexta-feira, novembro 25, 2005

A ilha perdida

Num dos livros/cartilhas velhos do Fefedo que eu folheava enquanto aprendia a ler, havia aqueles pequenos trechos de livros, que serviam para que o aluno aprendesse a interpretação de texto, com aquelas perguntas manjadas logo depois, nas páginas seguintes. Um destes textos era a primeira página do livro A ilha perdida. Clássico livro da Maria José Dupré, e um dos primeiros, se não 'O' primeiro livro da coleção Vaga-lume. Eu li o trecho, adorei a coisa toda, mas nem pensei em ler o livro.

Na segunda série eu descobri a biblioteca do Gaspar Dutra. Minha escola era das mais humildes e a biblioteca acompanhava. Era muito raro que os alunos emprestassem livros e mesmo que quisessem, o acervo era de uma pobreza franciscana. Com isso, eu era o único que dava as caras por lá. Logo no primeiro dia eu fui perguntar para a moça que cuidava se tinha ‘A ilha perdida’. Ela ficou contente com o interesse e apontou para a estante que tinha os livros de literatura infantil.

Lembro que havia uns dez livros com os desenhos parecidos com a capa do livro que eu fui pegar. Logo eu descobri que fazia parte da mesma coleção, a chamada coleção Vaga-lume. Assim eu liguei Editora Ática e Vaga-lume como coisa boa. Levei o livro para casa e fui direto para o quarto folhear as aventuras de Henrique e Eduardo e suas peripécias na tal ilha do título. Fiquei as três semanas seguintes sem ver novela e jornal alucinado no livro que tinha em mãos.

Depois veio As Aventuras de Xisto, Escaravelho do Diabo, A Serra dos Dois Meninos, e mais os outros livros que tinham na biblioteca. com o tempo descobri que a coitada da Maria José Dupré só tinha acertado mesmo naquele livro e, talvez, no As Aventuras do Cachorro Samba. Boca quente mesmo era a Lucia Machado de Almeida.

Naquele ano lembro que a mulher me indicou os livros do Julio Verne e eu também li Vinte Mil Léguas Submarinas e Viagem ao centro da Terra. A volta ao Mundo em Oitenta Dias demorou pacas pra eu achar. Na segunda e terceira séries eu zerei a biblioteca. Mas isso não é assim tão digno de nota.

4 Comments:

At 10:09 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu não sei por que, mas quando criança eu tinha uma aversão injustificável até hoje pela coleção vaga-lume...

 
At 12:54 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu comecei a gostar com a coleção Girassol.

 
At 4:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu amo A ILHA PERDIDA.

 
At 1:21 AM, Blogger Unknown said...

e o rapto do menino dourado? parecia rock n´roll mas não era...

 

Postar um comentário

<< Home