quinta-feira, outubro 06, 2005

A 1ª Copa/TV/Bola

Em 78, e nestes dias também, Copa do Mundo era uma boa desculpa pra se comprar uma TV nova. Na minha família não foi diferente. Meu pai e meu avô pegaram o fusca e o piazinho aqui e foram pruma loja realizar o sonho de consumo. Arrumaram uma promoção que dava de brinde uma bola de futebol.

Como eu fui junto, achei que a lógica era eu pedir a bola pra mim mas Manequeira, com toda a sua habitual psicologia infantil, disse que a bola era do Fefedo, afinal de contas, ele tinha seis anos. Eu, com meu tamanho, mal poderia brincar com um objeto vermelho e branco quase do meu tamanho. E que eu ficaria com a TV. Eu, crente que tava abafando, voltei pra casa em cima da caixa de madeira do meu mais novo objeto de domínio.

Dono o escambau! Fiquei, lógico, sem bola e sem TV. Aos domingos, perdia a posse pra minha vó, que via o Silvio Santos e não dos deixava ver os Trapalhões. Não podia ver ‘Supermáquina’, ‘Esquadrão Classe A’ pelas novelas globais. E Jornal Nacional meu pai tinha que ver, né! Fiquei sem pica pau...

Essa TV ao menos me acompanhou até a Copa de 90, quando foi aposentada. Escrevendo isso agora, acho que ela era amaldiçoada, pois o Brasil não ganhou nada com ela funcionando! Pelo menos eu conseguia impor minha vontade nas tardes da vida e foi nela que assisti ao Ferris Bueller marotear. Várias vezes. Mia Sara...

Outra coisa bizarra aconteceu em 79. Eu tava no domingão à tarde trocando de canal depois do “Domingo no Parque” e vi o Silvio Santos em dois canais ao mesmo tempo. Sendo ajudado pelo meu irmão, posso escrever que o dono do baú passava no canal 7 e 9! Se não me engano ele estava começando na TVS, atual SBT mas ainda tinha contrato na Globo.

Da Copa na Argentina eu lembro pouco. Tenho a impressão de ter visto o gol do Zico contra a Suécia nos acréscimos, larapiamente anulado pelo árbitro safado. Meu pai ficou indignado e falou um palavrão na frente de todo mundo, algo bem raro. Ele tinha um nome a zerar. Já da bola colorada, meu irmão tomou posse de fato e de direito. Mas sempre me deixava brincar. Em breve chego ao ano de 81 e conto da MINHA primeira bola. Só minha. Uma bola verde e branca que me dava vergonha por ser da cor do Coxa.